PENHORA DE SALÁRIO para pagamento de dívida trabalhista – Possibilidade

PENHORA DE SALÁRIO para pagamento de dívida trabalhista – Possibilidade

ADVOGADO (A) TRABALHISTA EM CAMPINAS – Possibilidade de penhora de proventos e salário para pagamento de dívida trabalhista a motoboy – 7ª Turma do TST – O ministro relator, Renato Paiva, declarou que a redação do § 2º do artigo 833 do CPC traz uma exceção à regra da impenhorabilidade de vencimentos, salários e remunerações nas hipósteses de pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem.

Com a alteração, o Tribunal Superior do Trabalho passou a entender que os bloqueios desses valores determinados após a vigência do novo Código, como no caso, são LEGAIS. Processo: RR-222500-86.2002.5.02.0079 EM FEV/2022 – Tal entendimento visa mostrar que a impenhorabilidade do salário não é absoluta, mas, sim, relativa, dependendo da análise do caso concreto.

A mudança foi possível graças às alterações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil, LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015parágrafo 2º do artigo 833 do CPC: “O disposto nos incisos IV e X do caput não se aplica à hipótese de penhora para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem, bem como às importâncias excedentes a 50 (cinquenta) salários-mínimos mensais, devendo a constrição observar o disposto no art. 528, § 8º , e no art. 529, § 3º .”

Compartilhe a notícia e entre em contato conosco!

#direitosistemico#direitodasfamilias#

WhatsApp
19997201100

Instagram
@advocacia.fabianaribeiro

Envie um email
contato@fabianaribeiroadvocacia.com.br

Os comentários estão fechados.